Trabalho como freelancer (recibos verdes) ou como membro de equipa. Aceito encomendas de trabalho via mail.
I work as a freelancer or as a team member. I accept work proposals by mail.

14/04/2007

Notre Dame, Paris

O tutorial do cacto fica para amanhã. Hoje fica aqui o modelo realista de um edifício mais detalhado que fiz até à data. Pertence ao modelo virtual de Paris, pelo que podem ver as margens do Sena e um par de pontes.
Foi feito em Blender, e demorou menos de uma semana a fazer. É uma replica à escala, feita com base em scans das plantas originais da catedral. Foi feito um plano que tivesse a forma da base representada na planta, e depois foi puxar vértices para cima e ir adicionando detalhes, à medida que ia subindo os vários andares.
O anexo foi feito em último lugar (acho que é a sacristia).

13/04/2007

Tutorial - O Deserto a 3D


Aqui está a versão 3D da imagem do post de dia 11. Como podem ver ainda estou na fase de modelação e ainda falta modelar duas coisas, os espinhos dos cactos e os arbustos redondos, daqueles que passam a rolar nos Westerns.
A modelação está a ser feita no Blender por isso aqui vi um tutorial.
O desfiladeiro - insiram um plano (SPACE -> add -> mesh ->plane). No modo de edição, com a vista de cima (carreguem na tecla 7 do painel numérico), com todos os vértices seleccionados, carreguem no botão de divisão umas 8 vezes (é o que vos parecer bem, sem exagerarem, senão fica muito lento). Agora ampliem o plano (carreguem na tecla S)até estarem confortáveis com isso.
Carreguem na tecla B duas vezes, o cursor muda para um circulo. Usando as teclas + e - ou a roda do rato, o circulo fica maior ou menor. Agora pressionem o botão esquerdo do rato e passem com o cursor por cima de zonas que querem elevar, se quiserem deseleccionar alguma zona usem o botão do meio do rato (o undo não funciona neste modo). Vão variando o diâmetro do cursor para terem mais ou menos detalhe na selecção dos vértices.
Quando estiverem contentes com a selecção carreguem na tecla 1 do painel numérico, para mudar para a vista de frente. Agora carreguem na seta do eixo vertical e arrastem-na para cima até estar com a altura que acham ser boa para a base das paredes do desfiladeiro. Com a vista de cima, carreguem novamente no B duas vezes, desseleccionem os vértices que ficaram na margem do plano mais elevado. Quando tiverem terminado puxem os restantes vértices para cima.
Está a ficar bom mas está muito quadrado. seleccionem tudo, ou mudem para o modo de objectos, e cliquem onde diz smooth, para ficar mais suave. Agora procurem onde diga add modifier e carreguem. Nas opções que aparecem seleccionem subsurf, deixem o valor de cima em 1 e passem o de baixo para 3, deste modo quando estão a trabalhar no modelo veêm-no com 1 nivel de subdivisão, mas nos render ele terá 3 niveis, pelo que terá um aspecto suave como queremos, sem o computador ficar lento.
Continuem a mexer nos vértices para cima e para baixo e a inclina-los até ficarem contentes com o aspecto do desfiladeiro.
Amanhã explico os cactos.

12/04/2007

Retrato

Aqui está o meu trabalho mais recente.
O complicado é delimitar a forma, e os espaços entre cada pormenor (olhos, nariz, boca,...), acertando nessa fase o resto é só olhar com olhos de ver para a foto e esborratar grafite com os dedos para fazer sombras suaves. Para ter arestas mais vivas nas sombras, uso o lápis, esborrato com os dedos, e (este é o truque) uso uma borracha maleável. Estas borrachas permitem apagar exactamente onde queremos, ou retirar uma percentagem +/- homogenea de grafite de uma zona. Não fica bem sombrear só com o lápis, fica muito granuloso (a menos que se pretenda isso).

11/04/2007

O Velho Oeste

Aqui está a imagem completa como prometido no post de dia 7.
Esta imagem foi feita para servir como referência de cores, formas também, mas é mais pelas cores e pela iluminação.
O céu e a Lua foram as primeiras coisas a fazer. Foram inspirados nos do jogo clássico "Curse of Monkey Island". A Lua tem um ton esverdeado que dá um ar doente e misterioso a todo o conjunto. A cor verde escuro do céu ajuda a salientar este sentimento.
As estrelas e as nuvens completam a "moldura" da Lua, e tornam o céu mais caótico e menos artificial. O aspecto slick que os programas de computador fazem com maior facilidade é quase sempre demasiado perfeito, para o que se quer. Eu não estava a tentar desenhar nada realista, mas sim cartoonico, no entanto o caos é algo que dá credibilidade aos desenhos.
O chão e o desfiladeiro não tem grande segredo. Só ouve especial atenção para usar gradientes nas sombras, e para por brilhos em todas as zonas claras, onde o luar incide.
Nos cactos, os espinhos foram feitos com uma brush que tem a forma de uma folha de relva.
Nos restantes elementos, nada de especial a salientar, a não ser o manter do elevado contraste em todos os elementos, indo do quase branco ao preto absoluto; as sombras são mais escuras perto da base do objecto e no centro, do que nos bordos ou na parte de cima. E brilhos, muitos brilhos de luz difusa onde incide o luar.
Brevemente uma versão 3-D.

10/04/2007

LEOA (pormenores)

Estes são alguns frames da animação do post anterior.
Talvez pela quantidade de cinzentos ou pela velocidade, os codecs usados pelo Youtube para comprimir a animação, fizeram com a qualidade descesse a pique. Por isso aqui estão alguns detalhes difíceis de reparar
na animação.
A água dos tanques não é simulação de fluidos, foi fingida com texturas e efeito de distorção.
A textura da dourada é uma junção de 5 fotografias diferentes.
A modelção e animação foi feita em Blender e as texturas em PhotoImpact.

08/04/2007

Torre Eiffel, Paris

Ai está mais um render dos monumentos da Cidade Luz.
A torre Eiffel foi a mais fácil de modelar, visto ser igual dos quatro lados. A parte difícil foi encontrar as plantas do edifício, mas assim que consegui, foi só começar a fazer extrude atrás de extrude e scale, para ir puxando o modelo para cima.
As outras formas que se vêem no chão são as margens do Sena.