Trabalho como freelancer (recibos verdes) ou como membro de equipa. Aceito encomendas de trabalho via mail.
I work as a freelancer or as a team member. I accept work proposals by mail.

28/04/2007

Wallpapers Revolta - Mulheres


Com o computador ainda para arranjar (em princípio na 2ª já o tenho) tenho os posts limitados a trabalhos que tenha no mail, por isso aí vão mais 2 wallpapers da Revolta. Estes são do episódio Mulheres, que foi emitido aquando da entrada em vigor da Lei da Paridade.
São montagens de fotos e desenhos feitos em Flash. O Photoshop só foi usado na Condoleeza Rice.

27/04/2007

Wallpapers Revolta - Portugal/Brasil

Mais uns fundos de écran d'"A Revolta dos Pastéis de Nata", desta feita do episódio sobre as relações Brasil-Portugal. Este foi o primeiro episódio em que usei 3D (Blender) em algumas cenas. Entre renders de teste, renders finais e sincronização com os personagens em Flash, foram 2 dias a mais do que o normal.
Este foi também o primeiro episódio em que o Bruno participou, as texturas das caravelas recheadas de pormenores cómicos são da autoria dele.
Bom fim de semana e
Bom feriado

26/04/2007

Tutorial para juntar 2D e 3D




Para juntar filmes 2D e 3D, neste caso personagem 2D e cenário 3D, usei After Effects.
Antes de entrarem no After Effects devem certificar-se que o video que vai ficar por cima do que serve de cenário, tem o objecto que vocês querem por no cenário rodeado de uma cor inteira, sem anti-alising se possivel. Isto vai funcionar como ChromaKey, por isso escolham uma cor para depois ser convertida em transparente.
Abram o after Effects e vão a Ficheiro, Importar ficheiro e escolham os 2 ou mais filmes que querem juntar.
Em Composição criem uma nova, com a duração e as dimensões que se adequarem ao vosso filme. Agora arrastem o filme cenário para a composição. E seguida arrastem o que tem o objecto com a cor à volta, de modo a ficar por cima do filme de cenário.
Na janela de preview deve estar agora o vosso objecto com a cor, e não se vê cenário nenhum, está na hora de fazer magia!
Com a cada do objecto seleccionada carreguem na tecla "F3", aparece o menu de efeitos para essa camada, carreguem no nome da camada nessa nova janela e aparece uma lista de efeitos, procurem Color Key ou Colour Key, depende se é Inglês de Inglaterra ou dos E.U.A..
Esse efeito tem o monte parâmetros para a certar, não se assustem porque é muito simples. Procurem o que diz cor (tem um rectângulo com a cor ao lado) cliquem nesse rectângulo e o cursor passa a conta gotas. Levem o conta gotas até ele estar por cima da cor que vocês querem passar a transparente e cliquem. Tcharan! ela desapareceu e o cenário ficou visível.
Agora é só acertar as margens para eliminar restos da cor e transição ser suave, usem o blur e as outras ferramentas, vão experimentado até vos parecer bem, e pronto.

Se tiverem uma situação como a do vídeo ali em cima em que o personagem está a frente do cenário numas partes mas por trás noutras, usem uma máscara que tape a zona onde querem que ele apareça (eu sei, parece que estou a dizer ao contrário, mas confiem em mim). No caso do vídeo de exemplo a minha máscara é um rectângulo na parte central do corredor, de uma porta à outra. Isto funciona com filmagens reais da mesma forma que funcionou aqui com o Flash e o Blender. Divirtam-se!

PS: Pela primeira vez desde que este blog foi iniciado, nos próximos 5 dias não haverá posts. O computador onde trabalho normalmente pifou. Simplesmente desligou-se e agora não liga, por isso até breve.

25/04/2007

tutorial - Abstracto

Este é o fundo em que foi inserida a imagem do post de dia 25 de Março e foi feito para o blog Bijuteria Rita Soares. A encomenda era algo abstracto, colorido e alegre, que tivesse a ver com a bijuteria. O vectorial foi a escolha óbvia.
As estrelas foram feitas com a ferramenta de poligonos, é só escolher o número de vértices e arrastar o rato. Para as pintar com aquele efeito de volume é com o filtro emboss.
Os brilhos nas bolas de sabão são bolas com o filtro blur que o Flash 8 tem.
As espirais também foram pintadas com o emboss, e foram desenhadas com o lápis.
Os riscos diagonais, para ficarem certinhos, foram feitos desenhando uma recta e depois outra que intersecta-se a primeira. Com a seta arrastam perto de uma das rectas e ela passa a ser curva. Arrastem a ponta dessa curva que não está a intersectar a recta original até que ela intersecte. Ficam com uma forma que de um lado é recta e do outro é uma ligeira curva. Pintem o interior e voilá, têm umas linhas elegantes!
O fundo é um gradiente que depois foi interrompido com umas linhas desenhadas com a ferramenta do lápis usando uma tablet. Nessas novas divisões apliquem o mesmo gradiente mas desfasado. Para controlarem melhor o gradiente podem ou arrastar o balde de tinta em vez de clicarem, o gradiente fica com o comprimento e o ângulo que vocês fizerem ao arrastar, ou usem a ferramenta de controlo dos gradientes na barra dos botões.
Alguma dúvida ou mais explicações mandem mail ou façam comentário.

24/04/2007

Simbolo -JF Alcochete


Aqui está o meu mais recente trabalho: o novo símbolo da Junta de Freguesia de Alcochete.
Foi utilizado pela primeira vez no passado domingo, numa iniciativa da Junta que promoveu o desporto na comunidade. A partir de agora todos os documentos e materiais da Junta terão um logótipo desenhado por mim. Este blog ganhou prestigio.

23/04/2007

Cartoon - Abate


Um pouco de humor negro.
Sempre achei estúpido abaterem os cavalos quando partem uma pata. O cavalo não teria partido a pata se não o tivessem posto a correr às voltas. Os cavalos selvagens também partem as patas e elas saram. Não me lembro de ver um National Geographic em que dois cavalos selvagens vão a galopar pela planície, um cai e parte a perna e o outro saca duma caçadeira e estoira-lhe os miolos.
Pura parvoice.

22/04/2007

A Mão

Este desenho da minha mão esquerda (eu sou destro por isso desenhar a direita seria mais complicado e moroso) foi feito em 15-20 minutos quando percebi que tinha aula de Ilustração Científica e ainda não tinha feito o trabalho de casa.
Tínhamos de desenhar um objecto e levá-lo para a aula. O que é que podia desenhar e nunca me iria esquecer de levar comigo? A minha mão, claro! A não ser que algo tipo "Texas Chainsaw Massacre" acontecesse, e eu e a minha mão fôssemos por caminhos separados.